Lançada I Feira Nacional da Uva e do Vinho de Brasília em Planaltina-DF

Lançamento I Feira da Uva e do Vinho de Brasília acontece em Planaltina-DF
Lançada I Feira da Uva e do Vinho de Brasília em Planaltina-DF com presença de diversas autoridades

Foi lançada, nesta sexta-feira, dia 16 de julho, a 1ª Feira Nacional da Uva e do Vinho de Brasília, que vai acontecer no Parque de Exposição de Planaltina. O evento ocorrerá no último final de semana de julho e no primeiro de agosto e será um circuito com cerca de 44 produtores locais de uva e vinho, vinícolas nacionais e internacionais,  além de gastronomia, artesanato e cultura do Distrito Federal e Goiás. O Blog Vinho Tinto esteve lá e participou deste momento histórico para a uva e o vinho do cerrado.

Estive presente no evento que, sem dúvidas, marcará a história do vinho no DF

Posicionamento

As regiões de Planaltina, Sobradinho, Fercal e Programa de Assentamento Dirigido do DF (PAD-DF) possuem vitivinicultores que estão se especializando na produção de vinhos de alta qualidade , por isso, “a organização de feiras e exposições são instrumentos eficazes para dar visibilidade ao segmento”, disse a secretária de Turismo do DF (Setur-DF), Vanessa Mendonça durante a abertura do evento. Ela afirmou também que a primeira edição da feira pretende estabelecer a região no setor das promoções do enoturismo, em âmbito nacional.

Presidente da ABS-DF, Sergio Pires, discursa no evento
Presidente da ABS-DF, Sergio Pires, discursa e ratifica apoio da associação à feira recém lançada

O presidente da Associação Brasileira de Sommeliers do DF, Sérgio Pires, frisou que a associação está apoiando o evento e informou que a entidade já vem mapeando o crescimento da produção de uva e de vinhos finos, na região. “Quero ver daqui a cinco anos quando lembrarmos desse momento e constatarmos que o vinho produzido no DF será consumido por todos”,  frisou.

Produção e desenvolvimento

Segundo dados da Secretaria de Agricultura do DF, a produção de uvas na região está acima da média nacional. Enquanto no país um hectare plantado produz 19 toneladas de uvas, o DF consegue 22 toneladas: “A nova fronteira agrícola está no Cerrado. Chegou com a soja e agora vem a uva. Eu acredito na agricultura e no produtor rural. A agricultura sustenta o Brasil. A solução está no campo”, declarou  o secretário da pasta.

Sucesso

A 1ª Feira Nacional da Uva e do Vinho de Brasília, que é organizada pelos mesmos responsáveis pela Feira do Morango de Brazlândia, é, sem dúvidas, a largada para estabelecer um segmento que está se posicionando no mercado nacional – algo válido tanto para os vinhos coloniais feitos de uvas de mesa quanto para os vinhos finos. A Feira será um sucesso!

Os sommeliers Leonildo Santana e Hállysonn Carvalho, a presidente da Confraria Amigas do Vinho do DF, Rachel Alves, e eu - Etiene Carvalho - do Blog Vinho Tinto brindando o momento
Os sommeliers Leonildo Santana e Hállysonn Carvalho, a presidente da Confraria Amigas do Vinho do DF, Rachel Alves, e eu – Etiene Carvalho – editora do Blog Vinho Tinto e diretora de Mídias da ABS-DF, brindando o momento

Informações sobre a feira: @feiradauvadebsb

Leia também: I Feira da Uva e do Vinho de Brasília terá apoio da ABS-DF

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Cursos ABS-DF 2025

A Associação Brasileira de Sommeliers do Distrito Federal (ABS-DF) acaba de abrir as matrículas para…

Don Romano celebra Dia do Queijo com promoções especiais

Em comemoração ao Dia do Queijo, celebrado em 20 de janeiro, o restaurante Don Romano…

Chez France celebra 13 anos com descontos e brindes exclusivos

A Chez France, importadora renomada no Brasil pela curadoria de vinhos franceses de alta qualidade,…

Crise do vinho tinto francês: mudanças de consumo e desafios climáticos

O vinho tinto, um dos símbolos culturais da França, enfrenta uma crise sem precedentes, apontada…