Champanhe Piper-Heidsieck French Riviera – é com gelo, mas é champanhe!

Champanhe Piper-Heidsieck On Ice
Champanhe Piper-Heidsieck On Ice

Degustar um champanhe com gelo parece até uma heresia, né? Mas não é o caso dessa versão “on ice” da @piper_heidsieck chamada French Rivera Edition. Eu, inclusive, estava super curiosa, pois ainda não havia degustado nenhum champanhe nesse estilo, apenas alguns espumantes brasileiros na versão “on ice”.

Impressões – Apesar do residual de açúcar do final, esse champanhe é extremamente complexo e tem excelente acidez, o que o torna menos enjoativo ainda que apreciado sem gelo, inclusive há muitas pessoas que o preferem dessa forma. Não é o meu caso, achei que o gelo deu uma equilibrada melhor no corpo, pois sem gelo ele ficou um pouco denso e um tanto doce pro meu paladar. Na verdade, tenho certeza que a Piper tenha calculado tudo muito bem para que o produto realmente ficasse ainda melhor com gelo (duas pedrinhas já funciona muito) e ainda assim mantivesse as características de um.bom champanhe.

Se eu compraria o produto? Então, por ser champanhe e seguir uma série de normas pré-determinadas, ele acaba sendo um produto mais caro (média R$700), mas eu compraria sim para degustá-lo em ocasiões especiais com eventos a céu aberto, em noites quentes e mesmo de dia para compartilhar com pessoas que realmente soubessem apreciar e entender a proposta dessa versão da Piper (nesse último caso, a ideia é não desperdiçar dinheiro mesmo!)

Agora as notas de degustação – A cor é um amarelo intenso que, claro, com o gelo tende a ficar mais clarinho e tem perlage delicada. No nariz mistura notas de fermento, brioche com frutas brancas de caroço (pêssego e pera), toques de flores brancas e certas notas tropicais. Na boca, com adição do gelo, fica leve e equilibrado ainda que com um leve dulçor balanceado pela alta acidez. Excelente persistência. Mesmo com gelo, ainda é um champanhe. Isso é fato!

Quem traz esse champanhe para o Brasil é a Del Maipo Importadora.

Leia também – Zorzal Eggo Blanc de Cal – Um excelente Sauvignon Blanc Argentino

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Malartic Lagravière 2016

Com esse vinho não tem como não ter sorrisão. O Malartic Lagravière 2016 Grand Cru…

Fleurie Origines 2021

Pessoal, nas minhas mãos está uma garrafa Magnum (1,5 litro) de um Fleurie Origines safra…

Cursos ABS-DF 2025

A Associação Brasileira de Sommeliers do Distrito Federal (ABS-DF) acaba de abrir as matrículas para…

Don Romano celebra Dia do Queijo com promoções especiais

Em comemoração ao Dia do Queijo, celebrado em 20 de janeiro, o restaurante Don Romano…