Pode parecer algo simples, corriqueiro e que é fácil o suficiente para ser feito de qualquer jeito. Enquanto a maioria das pessoas não tem problema para servir um vinho, algumas pessoas nunca pararam para pensar o quanto essa parte do ritual também faz toda a diferença! A cerimônia de servir um vinho não deve ser feita com pouco caso, abrir e servir o vinho são atitudes de importância, ainda que a maioria das pessoas faça isso sem nenhum cuidado especial.
Veja abaixo como proceder:
Temperatura
A temperatura de serviço do vinho é muito importante. Aprendi com o professor italiano Roberto Rabachino que a temperatura de um vinho branco recém-tirado da geladeira sobe em poucos minutos vários graus. Portanto, é interessante que o vinho branco seja armazenado sempre a uma temperatura de 1ºC a 2ºC inferiores à temperatura indicada para o serviço, porque essa temperatura será alcançada na hora de abrir a garrafa e servir o vinho. Em geral, os brancos de corpo ligeiro devem ser servidos entre 7ºC a 10ºC. Já os brancos amadeirados e com muito corpo, entre 10ºC e 13ºC. Essa temperatura fará com que a acidez do vinho seja realçada, destacando o aroma e o frescor da bebida.
No caso dos vinhos tintos, o ideal é buscar o equilíbrio entre essas sensações causadas pela acidez e pelo tanino procurando servir os tintos mais leves a uma temperatura de 13 ºC e os tintos de taninos mais evidentes e mais corpo a 18ºC. Se o vinho tinto a ser degustado estiver em temperatura ambiente é recomendável que, antes de servi-lo, ele seja colocado num balde com água e gelo ou na geladeira por alguns minutos. Caso já se encontre em uma adega climatizada, após ser retirado é suficiente deixá-lo à temperatura ambiente do local onde será servido.
Quando abrir para Servir?
Antes de qualquer coisa, a garrafa deve estar bem visível, nunca tapada com guardanapos ou outras decorações. É importante que as pessoas a serem servidas tenham acesso ao rótulo.
Abrir a garrafa um certo tempo antes de servir o vinho não adiantará muita coisa, pois a superfície exposta ao ar será mínima, principalmente se comparada à área oferecida pelas taças. Se o vinho for tinto e jovem, você poderá usar um decanter para que o vinho abra e se expresse melhor, mas a oxigenação para esses tipos de vinho pode ser alcançada naturalmente nas próprias taças em que for servido.
Se o vinho for antigo, é interessante observar se possui borras ou depósitos. Nesse caso, o indicado é usar um decanter para separar os sedimentos que se formam em garrafas guardadas durante muito tempo. (leia o post específico para saber como usar corretamente o decanter).
Como Abrir?
Na verdade, para abrir uma garrafa de vinho tinto ou branco, o importante é selecionar o saca-rolhas de sua preferência e ter sempre em mente que a peça principal de qualquer um deles é a espiral, que deve sempre furar a rolha e não moê-la. Também, é importante sempre seguir esses passos:
1) Retire a cápsula que envolve o gargalo da garrafa de vinho. Você pode usar um pequeno canivete acoplado ao saca-rolhas, uma faca pequena ou até um corta-cápsulas;
2) Limpe bem o gargalo da garrafa com um pano;
3) Use seu saca-rolhas preferido para retirar a rolha da maneira mais suave e correta possível;
4) Sirva uma pequena amostra na taça para primeiro fazer sua avaliação do vinho.
Depois de aberto, comece a servir pelas mulheres, sendo primeiro as mais idosas e, em seguida, as mais jovens. Exceção à regra quando alguém está sendo festejado ou se estiver presente um religioso. Nesse caso, eles deverão ser servidos primeiro.
Ordem de serviço conforme os tipos de vinho
O ideal é servir primeiro, os brancos, depois os rosados e, por último, os tintos. Os brancos são mais leves que os rosados que, por sua vez, são mais leves que os tintos. Portanto, se essa sequência de serviço for obedecida, é possível haver uma sensação de aumento de peso na boca de forma gradativa. Isso irá agradar o paladar e a degustação será mais prazerosa.
Lembre-se de uma coisa importante: Escolha o vinho ideal para ser servido apenas depois que tiver decidido que prato irá comer, para que essa escolha seja feita de forma que harmonize o máximo possível com o prato.
Se você gostou e quer se aprofundar ainda mais no mundo do vinho, adquira o curso em vídeo de minha autoria e do sommelier Marcos Rachelle, denominado “Segredos do Vinho – Compra, Armazenamento, Degustação e Harmonização”. Clique aqui para adquiri-lo agora mesmo!