Copa 2014 – Um pouco de Chile, o país que mais exporta vinhos para o Brasil

 

Vinhos chilenos no Brasil
Brasil é o maior importador de vinhos chilenos do mundo

Como agora o Brasil chegou às oitavas de final na Copa e seu primeiro adversário é o Chile, vou falar um pouco sobre a produção de vinhos nesse país para dar continuidade ao “Especial Copa” do Blog Vinho Tinto (Relembre Croácia, México e Camarões). Para quem não sabe, o Brasil é o maior importador de vinhos chilenos do mundo e de todo o vinho que entra aqui no país, 43% é proveniente do Chile. As opções são muito variadas (o que pode ser comprovado ao nos deparamos com a infinidade de rótulos chilenos nos

Vinho chileno invade Brasil
De todo o vinho que entra no Brasil, 43% vem do Chile

supermercados e cartas de vinhos dos restaurantes nacionais). De fato, existem ótimos vinhos chilenos a preços variados e outros… sinceramente, nem tanto, né? Mas, o importante – e não podemos negar isso – é que a invasão dos vinhos chilenos no Brasil (a preços mais acessíveis inclusive) acabou contribuindo para o brasileiro ter acesso e aprender a gostar um pouquinho mais dessa bebida maravilhosa, concorda? Então, leia abaixo algumas informações interessantes que separei para você sobre a produção de uva e vinhos no Chile:

Redescoberta do Chile – Na verdade, muitos vinhedos de qualidade chegaram ao Chile no século XVII junto com a colonização espanhola, mas foi em meados dos anos 80 que a indústria vinífera do país deu um salto forte na produção e exportação de castas francesas, como Cabernet Sauvignon, Merlot e Chardonnay e, também,  uma cepa de Bordeaux para muitos já extinta, mas que foi redescoberta na região: a Carmenère.

carmenére chilena
Carmenère: uma cepa de Bordeaux para muitos já extinta, mas que foi redescoberta no Chile

Condições geográficas propícias – Beneficiada com a presença dos Andes a leste e do Oceano Pacífico a oeste, o Chile é um país isolado e está imune a uma das grandes e temidas pragas da viticultura atual: a filoxera (a mesma que dizimou a plantação da Carmenère na Europa no século XIX). Outros aspectos que favorecerem a viticultura chilena é a cadeia de montanhas ao longo da costa que bloqueia a umidade do oceano para grande parte dos vinhedos e a influência do oceano em um clima relativamente quente. Enfim, não há como negar: o Chile é um país abençoado para o cultivo de uvas e produção de uvas.

Vale casablanca no chile
Vale Casablanca – Nevoeiro da manhã e ventos da tarde propiciam um clima mais fresco na região

Destaque – O país possui hoje seis regiões produtoras de vinhos: Atacama, Coquimbo, Aconcágua, Vale Central, Região Sul e Região Austral. Eu gosto muito dos vinhos do Vale Casablanca que ficam na Região do Aconcágua. Essa área fica entre as montanhas da costa e o Pacífico e graças aos nevoreiros da manhã e aos ventos da tarde são capazes de propiciar um clima fresco que dão vinhos de frescor inigualável. Meus destaques hoje, inclusive, vão para os brancos da Quintay

Chardonnay e Sauvignon Q Grand Reserva da Quintay - vinhos muito bons com preços justos
Chardonnay e Sauvignon Q Grand Reserva da Quintay – vinhos muito bons com preços justos

Chardonnay Q Grand Reserva e Sauvignon Blanc Q Grand Reserva  que já havia mencionado aqui no blog (relembre), ambos importados pela TW Importadora . Gosto demais desses vinhos da Quintay por expressarem todo o frescor desse Vale e por serem vinhos vendidos a um bom preço nos restaurantes (R$90 a R$120). O Chardonnay é aquele indicado para acompanhar um almoço com a família em um restaurante de frutos do mar; já o Sauvignon Blanc é aquele ideal para acompanhar um ceviche ou até mesmo peixes com molhos cítricos.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Degustação de Vinhos Brasileiros é realizada na Embaixada do Brasil na Índia

A Embaixada do Brasil em Nova Délhi promoveu recentemente um evento especial de degustação de…

Degustação do Malartic Lagravière Grand Cru Classé 2016

Com esse vinho não tem como não ter sorrisão. O Malartic Lagravière 2016 Grand Cru…

Degustação Fleurie Origines Grégoire Hopennot 2021

Pessoal, nas minhas mãos está uma garrafa Magnum (1,5 litro) de um Fleurie Origines safra…

Cursos ABS-DF 2025

A Associação Brasileira de Sommeliers do Distrito Federal (ABS-DF) acaba de abrir as matrículas para…