Dica Aurora: aumente as vendas de vinho no inverno

Vinícola Aurora
Vinícola Aurora

Apesar dos produtos vinícolas não serem sazonais, com possibilidades de consumo em qualquer época do ano, as temperaturas são fatores que ajudam a impulsionar as vendas de determinados produtos, como os vinhos tintos no inverno. Na Auroraa estação mais fria representa 20% do total de negociado no ano. Durante a época, 80% das comercializações são de vinhos tintos, 16% de brancos e outros 4% de rosés

Pesquisa da Horus, empresa de análise de mercado que traça tendências a partir da análise das notas fiscais emitidas no varejo, mostra que o espaço do vinho nos carrinhos subiu mais de 50% em 2021. O pico de consumo na cesta de compras foi de 18%, justamente nos meses frios de junho e julho.

A exposição do produto no ponto de venda faz bastante diferença na hora da compra. Em períodos cíclicos, como o inverno, por exemplo, atrelar o vinho a outros produtos consumidos nesta época do ano gera resultados expressivos para ambas as categorias: a venda de queijos pode ser incrementada com a de vinhos, assim como de itens da charcutaria, carnes, caldos para sopa, chocolates e outros itens que amenizam o frio. Outro ponto que pode ser pensado é o fato de as pessoas ficarem mais em casa, então a venda de vinhos em supermercados costuma ter um acréscimo expressivo quando aliada a este hábito”, salienta o diretor superintendente da Vinícola Aurora.

Dicas para incrementar as vendas no inverno

Dicas Aurora
Dicas Aurora

Confira algumas dicas que a equipe de Merchandising da Vinícola Aurora separou para ajudar nas vendas de inverno:         

·         Tenha uma área de vinhos bem sinalizada e com a divisão dos tipos de vinhos e regiões produtoras. Sempre que possível coloque orientações extras, de fácil entendimento, com indicações de temperatura de serviço, com o que servir e até tipos de taças.

·         Tradicionalmente, no inverno, os vinhos mais procurados são os de variedades de uvas tintas. Invista na diversidade de opções, mas nunca esqueça das clássicas Merlot (de fácil combinação com alimentos) e Cabernet Sauvignon (que harmoniza com comidas mais pesadas e gordurosas, típicas dos dias frios).

·         Monte ilhas e pontos extras de exposição em locais estratégicos, próximos a queijos, massas, mercearia e hortifrútis.

·         Leve o vinho para outros pontos da loja, explorando promoções e datas comemorativas.

·         Realize degustações em pareceria com as vinícolas ou utilizando um funcionário da loja que seja bem treinado para vinhos.

·         Aumente o espaço nas gôndolas, isso dará maior visibilidade e proporcionará maior giro do produto.

·         Disponibilize espumantes, vinhos brancos e rosés e frisantes em geladeiras.

·         Ofereça embalagens especiais para os vinhos, tornando-o ainda mais atrativo para presentear.

Leia também: 10 vinhos ganham medalha Grand ouro no Brazil Wine Challenge

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Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

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