Apesar dos produtos vinícolas não serem sazonais, com possibilidades de consumo em qualquer época do ano, as temperaturas são fatores que ajudam a impulsionar as vendas de determinados produtos, como os vinhos tintos no inverno. Na Aurora, a estação mais fria representa 20% do total de negociado no ano. Durante a época, 80% das comercializações são de vinhos tintos, 16% de brancos e outros 4% de rosés
Pesquisa da Horus, empresa de análise de mercado que traça tendências a partir da análise das notas fiscais emitidas no varejo, mostra que o espaço do vinho nos carrinhos subiu mais de 50% em 2021. O pico de consumo na cesta de compras foi de 18%, justamente nos meses frios de junho e julho.
“A exposição do produto no ponto de venda faz bastante diferença na hora da compra. Em períodos cíclicos, como o inverno, por exemplo, atrelar o vinho a outros produtos consumidos nesta época do ano gera resultados expressivos para ambas as categorias: a venda de queijos pode ser incrementada com a de vinhos, assim como de itens da charcutaria, carnes, caldos para sopa, chocolates e outros itens que amenizam o frio. Outro ponto que pode ser pensado é o fato de as pessoas ficarem mais em casa, então a venda de vinhos em supermercados costuma ter um acréscimo expressivo quando aliada a este hábito”, salienta o diretor superintendente da Vinícola Aurora.
Dicas para incrementar as vendas no inverno
Confira algumas dicas que a equipe de Merchandising da Vinícola Aurora separou para ajudar nas vendas de inverno:
· Tenha uma área de vinhos bem sinalizada e com a divisão dos tipos de vinhos e regiões produtoras. Sempre que possível coloque orientações extras, de fácil entendimento, com indicações de temperatura de serviço, com o que servir e até tipos de taças.
· Tradicionalmente, no inverno, os vinhos mais procurados são os de variedades de uvas tintas. Invista na diversidade de opções, mas nunca esqueça das clássicas Merlot (de fácil combinação com alimentos) e Cabernet Sauvignon (que harmoniza com comidas mais pesadas e gordurosas, típicas dos dias frios).
· Monte ilhas e pontos extras de exposição em locais estratégicos, próximos a queijos, massas, mercearia e hortifrútis.
· Leve o vinho para outros pontos da loja, explorando promoções e datas comemorativas.
· Realize degustações em pareceria com as vinícolas ou utilizando um funcionário da loja que seja bem treinado para vinhos.
· Aumente o espaço nas gôndolas, isso dará maior visibilidade e proporcionará maior giro do produto.
· Disponibilize espumantes, vinhos brancos e rosés e frisantes em geladeiras.
· Ofereça embalagens especiais para os vinhos, tornando-o ainda mais atrativo para presentear.
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