As empresas viníferas da União Europeia estão com seus centros de produção operando em baixa velocidade e, após sinais de estocagem no início de março, a venda de vinhos caiu novamente também nos supermercados dos países europeus. Isso é o que revela o Comitê Europeu de Empresários do Vinho CEVV, reforçando a tendência negativa do mercado de vinhos.
Aumento na venda de vinhos apenas on-line
Outro problema são as exportações de vinho, que embora não estejam completamente paradas, também estão irregulares. Apesar de a imprensa ter divulgado recentemente um aumento significativo no consumo do vinho durante quarentena, essa realidade diz respeito, sobretudo, ao comércio online. “Considerando o desmantelamento parcial do setor de Hotéis, Bares e Restaurantes, o impacto no turismo e o possível colapso de alguns importadores e distribuidores de vinho, todos devemos entender que o que estamos enfrentando não é uma crise de curto prazo. Vai levar tempo e exigir investimentos para recuperar os mercados de vinho”, alertou Jean Marie Barillère presidente da CEEV.
Valor de Mercado comprometido
Segundo informado no site da CEEV estima-se que 30% em volume e 50% em valor do mercado de vinhos da UE estejam comprometidos. “No curto prazo, precisamos considerar que a redução nas vendas de vinho e o alto nível de estoques de vinho podem causar problemas no equilíbrio normal do mercado de vinho”. explicou.
Outro grande problema decorrente da pandemia é o armazenamento da colheita de vinho deste ano, que deve ser iniciada nos próximos meses na União Europeia.
Vinho em Álcool para ajudar os produtores
O deputado francês do Parlamento Europeu, Éric Andrieu, já apresentou proposta sugerindo que o vinho não vendido possa ser destilado em álcool puro a fim de produzir álcool em gel. Tal medida provavelmente não irá gerar os mesmos lucros do vinho, mas poderá ser uma alternativa de renda aos produtores e possibilita o armazenamento da colheita de 2020.
Leia também: https://blogvinhotinto.com.br/destaquesdoblog/vinho-para-fortalecer-os-relacionamentos-comerciais/