Em janeiro deste ano foi criada a Rota Catarinense da Uva e do Vinho (lei n.16.873 – 15.01.16) para a felicidade de todos os apreciadores da enocultura. A novidade tem como um dos objetivos impulsionar a produção artesanal e industrial das vinícolas e geração de empregos e fortalecimento da agricultura familiar na região. Claro que também irá estimular a formação de técnicos, como enólogos e sommeliers, além de incrementar o turismo no local.
O Roteiro
A Rota cruza o estado de Santa Catarina pelas regiões produtoras de uva e vinho, orientando os turistas que queiram explorar e conhecer como é realizado o cultivo da uva e a fabricação do vinho.
No site da Santur você pode conhecer um mais dos detalhes do roteiro que inclui 15 cidades, entre elas, Lages, São Joaquim, Rio do Sul, Rodeio e Nova Trento. Todas elas possuem diversas vinícolas que são indicadas para serem visitadas. Mas aqui vale uma observação minha – É bom saber que nem todos os produtores ainda estão bem preparados para receberem os turistas, pois como a iniciativa é nova ainda não há uma estrutura adequada para receber as pessoas adequadamente, como já existe em rotas de vinhos mais famosas. No entanto, o passeio não deixa de ser interessante, afinal, você conhecerá vinícolas com características únicas.
Rota e o Efeito Cascata:
Além de tornar os produtores de uva e derivados mais fortes em Santa Catarina a iniciativa ainda irá provocar um efeito cascata em outro setores da economia. Os Hotéis, por exemplo, também serão muito beneficiados com o aumento da demanda causada pelo turismo. Com certeza, o vinho produzido em Santa Catarina também vai se tornar mais conhecido em todo o Brasil e, com certeza, mais vendido
Abaixo você pode ver um quadro informativo da rota criado pelo Jornal de Santa Catarina:
Se você já teve o privilégio de conhecer as vinícolas nacionais, por favor, compartilhe um pouco de suas experiência com a gente nos comentários!