Vinho Verde Quinta do Ameal Loureiro no Winebar. Perfeito para o clima quente!

IMG_9342
Daniel Perches entrevista Pedro Araújo em mais uma edição do Winebar para apresentar os vinhos da Quinta do Ameal

Mais uma vez tive a oportunidade de participar do Winebar – projeto on-line de Daniel Perches e Alexandre Frias com a participação de blogueiros enogastronômicos convidados para degustarem e debatarem vinhos em tempo real. Desta vez, uma das estrelas foi o vinho verde “Quinta do Ameal Loureiro Clássico 2014” e quem apresentou tecninicamente o produto  ao vivo pelo youtube (reveja aqui)  foi o próprio dono e enólogo da vinícola, o simpático português Pedro Araújo.

StephenPennells_Portugal0076
Pedro Araújo – proprietário e enólogo da vinícola portuguesa Quinta do Ameal

Vinho Verde – Infelizmente, no Brasil, as pessoas conhecem muito pouco o vinho verde – uma pena! Pois é delicioso e perfeito para o clima tropical em que vivemos. O Quinta do Ameal Loureiro Clássico 2014, por exemplo, é vinho extremamente delicado, de acidez marcante (marca registrada dos bons vinhos verdes), muito refrescante e com características florais e frutadas. Possui boa persitência. Degustei esse vinho à noite, quando aqui em Brasília o tempo estava muito seco e quente – Não poderia ter sido melhor.

FullSizeRender
Vinho Verde Quinta do Ameal – com acidez marcante, notas florais e frutadas é ideal para climas tropicais como o nosso

Detalhe importante – Muita gente ainda pensa, de forma equivocada, que vinho verde possui a cor verde, mas não é nada disso. Uma das versões mais plausíveis, é que ele é chamado “verde” por ser produzido na província do Minho, onde predominam lindas paisagens verdes decorrentes do alto índice pluviométrico e do clima úmido. Inclusive,  você pode até encontrar vinhos verdes tintos e rosados.

images

Loureiro em ascenção – Grande parte dos vinhos verdes é produzido com a casta Alvarinho, mas alguns vinhos produzidos com a Loureiro, já ganharam notoriedade na produção de belos e respeitados vinhos verdes – é o caso do Quinta do Ameal Loureiro Clássico, produzido na sub-região do Vale do Lima, onde esta casta atinge a máxima expressão aromática e gustativa devido ao terroir.

d529951928cdc81b7e07aa58b895e1d0
Vinho Verde Quinta do Ameal Loureiro

Harmonização – Segundo o produtor Pedro Araújo, o Quinta Ameal Loureiro o é uma ótima alternativa aos amplamente divulgados e já conhecidos Sauvignon Blanc e Chardonnay. Ele sugere peixes, mariscos e cozinha oriental para uma boa harmonização. Confesso que depois de ouvi-lo, fiquei morrendo de vontade de experimentar o Quinta do Ameal Loureiro Clássico 2014 com um ótimo sashimi de salmão – tenho absoluta certeza que o casamento vai ser perfeito!!! Prometo que vou providenciar essa harmonização o mais breve possível…Hummm….

sashimi-salmao-988x790
Vinho Verde Quinta do Ameal Loureiro e sashimi de salmão – casamento perfeito!

Quinta do Ameal = Vinhos Orgânicos –  A Quinta do Ameal é uma pequena propriedade muito antiga (1710) de rara beleza natural. Lá são criados e produzidos vinhos brancos de excelência feitos a partir de uvas Loureiro. Os vinhos produzidos são exclusivamente a partir de uvas cultivadas organicamente na Quinta e assentam numa filosofia que se traduz em concentrar a maior atenção e energia na vinha, com a finalidade de assim produzir uvas de grande qualidade e excelência para alcançar vinhos únicos, de “terroir”, com grande personalidade e caráter.

qualimpor_logo

Qualimpor – Ah! detalhe importante: esse vinho é importado pela Qualimpor – importadora, fundada no Brasil em 1995. Tem sede na cidade de São Paulo e conta com representantes e parceiros comerciais nas principais capitais brasileiras, proporcionando uma abrangência nacional. Em média, o vinho Quinta do Ameal Loureiro Clássico é encontrado por R$112.

 

 

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Atrações WOW para férias em julho

Se você está planejando suas férias em Portugal neste mês de julho, uma visita ao…

Enólogo da Argento Apresenta Vinhos no Brasil

Nesta semana, o renomado enólogo argentino Juan Pablo Murgia, responsável pelos vinhos da Bodega Argento,…

Linha Carmen Reserva Frida Kahlo

Magdalena Carmen Frida Kahlo Calderón, nascida em 6 de julho de 1907, em Coyoacán, México,…

ORO, as adegas que conquistaram os brasilienses

Ter uma boa adega em um restaurante é indispensável. Não dá para caprichar na cozinha…