Esse aí é o tipo do vinho que não é muito fácil de ser encontrado pelo mundo – um Sauvignon Blanc fermentado em barrica de carvalho. Na Califórnia, onde é mais comum, é chamado Fumé Blanc.
O Donna Enny é um exemplar brasileírissimo produzido pela @villaggiobassetti na Serra Caterinense, onde a Sauvignon Blanc tem sido considerada rainha dentre as brancas.
Homenagem à Donna Enny
É uma homenagem à matriarca da família – Donna Enny – e leva seu nome. Normalmente são produzidas 1500 garrafas em média por safra e todas são numeradas uma a uma à caneta pelos produtores. A fermentação desse vinho acontece em barricas de carvalho francês, que aportam certo toque amanteigado à tão comumente ácida e aromática Sauvignon Blanc. A cor do vinho tem um dourado intenso bem brilhante, típico do processo de fermentação realizado em barricas. No nariz apresenta notas de defumado com cítricos. As notas herbáceas típicas da Sauvignon Blanc não são facilmente identificadas. Na boca é untuoso, corpulento e conta com uma acidez média. Tem uma boa persistência.
De modo geral, gostei muito do Donna Enny, vinho muito bem feito e que não é enjoativo, mesmo com as notas amanteigadas do fim de boca. Acredito que a acidez da uva tenha casado muito bem as notas de fumaça deixadas pela fermentação. Quem aprecia brancos encorpados, vai amar!!!! Preço médio: R$133,00.