Este é um vinho italiano produzido por meio do “apassimento” ou passificação, ou seja, as uvas são desidratadas antes da fermentação o que resulta em cor, aromas e sabores mais intensos. A começar pela análise visual é impressionante a intensidade forte do rubi na taça. Bem escuro mesmo! No nariz, é possível sentir notas de figo, passas, frutas negras maduras, especiarias doces, chocolate e baunilha. A boca mostra uma acidez bem pronunciada que equilibra o açúcar residual. Tem bastante volume e persistência também.
No rótulo o produtor do vinho faz questão de enfatizar que “o método de apassimento é minha paixão. Eu deixo minhas melhores uvas na videira para serem colhidas tardiamente e o resultado é a alta concentração de um sumo único que propicia ao vinho mais corpo e elegância como nenhum outro”.
Vale lembrar que o “apassimento” pode ser realizado também em caixas ou esteiras de palha, quando as uvas são deixadas pra secar por mais de 120 dias. É o caso do Amarone. Mas, tanto na vinha como nas caixas o que acontece é a desidratação das uvas, ou seja, perda de água e, consequente, concentração de sabores e de açúcar também.
Enfim, os vinhos feitos por esse método tendem a ser mais intensos e a apresentar notas de frutas maduras. Quem gosta de vinhos encorpados e com final de boca mais doce, vai amar esse vinho!
O Conte di Campiano Apassimento é produzido na Puglia. Sul da Itália. Tem 14% de álcool e preço médio em janeiro de 2024 – R$170,00.
Leia também – Barbaresco Pier Vila Riserva 2007 – vinho em destaque