São mais de 25 anos de disputa em relação ao nome Cohiba, originário do charuto cubano feito exclusivamente para diplomatas na época de Fidel Castro. E a briga continua… foi noticiado recentemente que a General Cigar Co. (que vende a versão não cubana da marca de charutos Cohiba nos Estados Unidos, onde os Cohibas cubanos não podem ser vendidos legalmente) apelou de uma decisão tomada em dezembro pelo Trademark Trial and Appeal Board (TTAB), que decidiu cancelar o registro da marca Cohiba da General nos Estados Unidos.
A empresa cubana Cubatabaco, proprietária do nome Cohiba e dos direitos de comercializar Cohiba internacionalmente, contestou a legalidade da marca americana e entrou com uma ação pela primeira vez em janeiro de 1997. Desde essa época o caso vem sendo analisado com perdas e vitórias para ambos os lados.
Além de apelar da decisão do TTAB de 20 de dezembro de 22, a General Cigar também entrou com ações para pleitear uma declaração de que a Cubatabaco não possui motivos para cancelar as marcas Cohiba do General nos Estados Unidos. Ambos os processos foram movidos no Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito Leste da Virgínia contra a Empresa Cubana del Tabaco da Cubatabaco.
A General afirmou que “continuará a fabricar, comercializar, vender e aplicar suas marcas Cohiba”.
Fonte – Cigars Aficcionado[
Leia também – Sommelier brasileiro pode trabalhar nos EUA com visto adequado