Tive a oportunidade de participar de uma harmonização de vinhos espanhóis da Importadora B-Cubo, no Ready Beef – um restaurante e boutique de carnes especiais – localizado na 303 do Setor Sudoeste de Brasília, onde foi preparado um delicioso menu degustação para harmonizar com os vinhos do evento. Basicamente foram apreciados vinhos brancos, uma cava e um rosé e a harmonização incluiu camarão, sashimi e vitelo. Uma delícia requintada!
Clericot de Welcome Drink – Para receber os convidados, um dos sócios do Ready Beef, o Chef Fernando Almeida, elaborou todos os pratos e serviu um delicioso Clericot como “welcome drink”. Para quem não sabe, essa é uma bebida refrescante que mistura vinho branco ou espumante, frutas da estação e soda limonada. O vinho escolhido para fazer o Clericot foi o Iuvene, da região de Rioja, da uva Viura, cujas características marcantes são aromas de pêssego, damasco e abacaxi com toques herbáceos. Resultado: a combinação ficou perfeita e agradou todo mundo, principalmente, as mulheres.
Cava 1312 – Em seguida, foi servida a Cava 1312, sem dúvida o destaque da noite. (A Cava é o termo oficial para o vinho espumante de método tradicional, produzido predominantemente na região de Penedès). Com aromas que lembram champagne, a bebida apresentou notas de pão torrado, manteiga e frutas secas, mas com um agradável frescor, típico das cavas espanholas, o que torna a bebida fácil de agradar. Foi a bebida que mais teve pedido de bis.
Camarão e Sauvignon Blanc – Para acompanhar o delicioso camarão grelhado com azeite de ervas, foi servido o Inurrieta Orchidea Sauvignon Blanc. Da região de Navarra, esse vinho possui alguns prêmios e pontuações relevantes, como a medalha de ouro no concurso internacional de Bruxelas e nota 91 pelo famoso Guia Penin. Os aromas herbáceos e as notas de Maracujá, tipicos da Sauvignon Blanc, foram facilmente identificados por todos. A boa acidez do vinho fez todo o diferencial ao harmonizar com o azeite de ervas que encobria o camarão.
Filé de Vitelo e Merlot Rosé – Por último, foi servido o Laus Merlot Rosé, também da região de Somontano. Esse foi o vinho escolhido para acompanhar o filé de vitelo grelhado com batatas ao forno com azeite e alecrim. O vinho, de cor vermelho-framboesa, mais parecia um tinto leve. Mas, em boca mostrou fresco e, mesmo sem taninos marcantes por ser um rosé, mostrou-se bastante potente – e eu que duvidava da harmonização do vitelo com o vinho rosé, acabei tendo que concordar com os responsáveis pela harmonização: ficou realmente uma delícia!